top of page

QUARESMA

  • Foto do escritor: DIDERC
    DIDERC
  • 3 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Quaresma é um termo usado para definir o período de 40 dias que antecede a Páscoa. Teve sua origem, como ritual religioso, por volta do século IV, notadamente pelos líderes cristãos dos primeiros dias, que incorporaram este dogma de fé, utilizando esse período na preparação espiritual para viver a Páscoa. Tem vários significados na vida dos cristãos, na dependência de seus sentimentos e busca na crença cristã, na preparação para a festa pascoal. Por mais de trezentos anos depois da morte do Mestre Jesus, esta preparação se resumia a poucos dias de jejuns, preces e meditações. Na metade do século IV, ocorreu o fato de a Igreja aumentar este período para 40 dias.

Este número quarenta pode, simbolicamente, representar 40 dias ou 40 anos, e rememoram fatos ou marcos históricos importantes no misticismo dos povos. Nesta ótica, podemos lembrar alguns fatos relevantes na história da humanidade, notadamente das religiões, como o período de 40 anos em que Moisés, conduzindo o povo judeu, peregrinou no deserto da região hoje pertencente à Jordânia, até vislumbrar a Palestina, às margens do rio Jordão, e alcançar a terra prometida. Segundo a história, 40 dias permaneceu Moisés no Monte Sinai.

Dessa forma, a quaresma está recheada de imagens diversas, rodeada de crenças e misticismo que, ao longo dos séculos, tomou contornos de fidelidade, conectando a humanidade a Deus e ao seu Filho, o Divino Mestre Jesus.

Hoje, os crentes realizam jejuns ou dietas brandas, meditações, orações, reflexões, introspecção, práticas de vida saudável, renovação moral e reconstrução dos valores espirituais durante os quarenta dias da quaresma, como preparação da alma para viver o encontro místico do ser imortal e as vibrações da Semana Santa do Senhor.

Não podemos falar de quaresma sem mencionar o Domingo de Páscoa, pois que está intimamente dependente. A Páscoa tem sua data fixada a partir do calendário gregoriano, tendo sido definida para ocorrer sempre no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre após o dia 21 de março. Assim sendo, é uma data móvel, podendo acontecer no intervalo de 22 de março a 25 de abril. Dessa forma, o período da quaresma inicia-se 40 dias antes do início da Semana Santa, ou seja, Domingo de Ramos.

A Semana Santa faz parte dessa tradição religiosa cristã, e se inicia após a quaresma, no Domingo de Ramos, recordando a entrada de Jesus em Jerusalém, relembrando sua Paixão, a Morte e a Ressurreição ocorrida no Domingo de Páscoa.

Consideramos que a Páscoa, cultuada como tradição do povo hebreu, era uma festividade familiar, cuja celebração para uns era de agradecimento pelas fartas colheitas do trigo que abastecia a mesa de todos, para outros era a recordação da libertação do povo judeu da escravidão no Egito, ou uma confraternização familiar festejada anualmente, com muito zelo e respeito, e que agitava as ruas, a vida e o comércio da cidade de Jerusalém. Conselho:. Espiritual:. Administrativo:. Cidade Eclética-Fraternidade Universal, 16 de fevereiro de 2022 - d.C.

Comments


Commenting has been turned off.

Assine nossa lista para novidades, matérias e eventos.

Avenida São João Batista, 23, Cidade Eclética-Fraternidade Universal- Santo Antônio do Descoberto - Goiás 

 72.909-000

Legislação Especial "AB INITIO"

Art. 1o. - A Fraternidade∴ Eclética∴  Espirtualista∴ Universal, é uma Instituição de caráter Filantrópico e identificada como Pessoa Jurídica de Direito Privado, de acordo com a Legislação em vigor no País (Constituição da República Federativa do Brasil e Código Civil Brasileiro) e passa a reger-se pelo Ato Jurídico (Estatutos) a seguir declarado.

Parágrafo único. A Instituição foi reconhecida como de Utilidade Pública Federal, pelo Decreto-Lei no 1.185, de 15.06.62, até o dia 15 de dezembro de 2015, quando foi revogada a Lei 91 de 28 de agosto de 1935, que concedia esse título.

©2021 por FEEU.

bottom of page