Tantas comunidades, escolas, famílias, cidades e tantas pessoas se reúnem em volta de uma fogueira, oferecendo essa energia transformadora e que aquece os corações, nas noites frias de junho, ao Batista. São João tem sido reverenciado no decorrer dos milênios pela sua fé, propósito, coragem e intuição únicas.
Um mensageiro do Evangelho, um homem que caminhava pelo deserto, crente na forma inominável criadora do universo, e no seu filho que pisava na Terra com uma missão especial. O Cristo falou de amor, e João falou do Cristo que viria… a voz que clamava no deserto, acreditava em cada palavra, em cada profecia, em cada batismo e renascimento espiritual.
João era humilde e corajoso, e amava com todo o coração. O espírito indomável que seguia as ordens espirituais sem titubear, pagou um preço alto para os homens, mas insignificante para a espiritualidade.
Ele viveu o que acreditava, o que sentia… e viu com os próprios olhos, a profecia se cumprir. Foi amado por Jesus e por seus discípulos… foi respeitado pelos cristãos dos primeiros dias e reverenciado por todos os cristãos que vieram no passar das eras.
Diz a lenda que a fogueira se originou da história das duas primas grávidas, que se acolheram neste momento especial da vida, Santa Maria e Santa Isabel.
Uma história curiosa que se misturou com tradições pagãs ligadas à colheita de inverno… para nós, o simbolismo que fica é baseado na fé e no amor. Isso é o que importa: o que fazemos com a nossa história e princípios. Viva o fogo sagrado da fogueira de São João!
O Batista
Ir:. Josêfo:.
Hoje quando acordei,
Vi que era diferente,
Olhando no meu calendário,
Constava dia 23.
E o porquê da empolgação?
Era São João Batista,
Que aí vinha minha gente,
Com a tua fé e caridade.
Chegando ao Angelus, acendia tua Fogueira,
Que ardia em nossa pele, e corações a palpitar.
A energia que trazia, só se sentia amor e compaixão.
Aqui comigo sempre estará, meu grande Mestre Yokaanam:."
Salve o amor, salve a fé, salve a caridade, salve São João Batista!
Poema: Ir:. Josêfo:.
Texto: Irmã Simone
Fotos: Ícaro Santos
Comentários